Pular para o conteúdo principal

Entendendo a plataforma Java

Java é uma linguagem de alto nível. Ela roda em mais de 50 milhões de computadores pessoais e em bilhões de dispositivos em todo o mundo.

A linguagem pode ser caracterizada pelas seguintes palavras chave:

  • Simples
  • Orientado a objeto
  • Distribuído
  • Multithreaded
  • Dinâmico
  • Arquitetura neutra
  • Portável
  • Alto desempenho
  • Robusto
  • Seguro

Os dois principais componentes da plataforma Java são: Interface de Programação de Aplicativos Java (API) e a Maquina Virtual Java (JVM), que interpreta o código Java em linguagem de máquina.

A mesma aplicação Java, pode rodar em diversas plataformas sem que seja necessária uma nova compilação ou alterações no programa fonte, bastando que se use a JVM adequada ao sistema operacional destino.

Abaixo um exemplo da mesma aplicação rodando em várias plataformas:



A API e a JVM tornam o programa independente do hardware subjacente.



Na linguagem de programação Java, todo o código fonte é escrito em arquivos de texto simples que terminam com a extensão java. Esses arquivos são compilados pelo compilador javac que gera um arquivo com extensão class. Um arquivo de classe não contém código nativo para seu processador, em vez disso, contém bytecodes (linguagem de máquina do Java Virtual Machine - JVM). A ferramenta de execução (java) em seguida, executa a sua aplicação com uma instância da máquina virtual Java.


Para fazer o seu primeiro programa "Hello World”, siga os passos do post anterior para escrever seu primeiro programa em Java utilizando a IDE NetBeans.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.
IntroduçãoNeste guia dividido em 7 partes, você irá saber o que é cobrado na prova denominada “OCA Oracle Certified Associate Java SE 8 Programmer I. Exam 1Z0-808”, assim como os passos para se registrar no exame e fazer a prova. Algumas dicas para ser mais ágil no momento da prova.
Primeiro detalhe importante é que a prova não tem opção em português (existe uma opção em Espanhol). Então é bom se acostumar com a leitura em inglês para poder interpretar as questões. O site para marcar a prova também é todo em Inglês.
A prova tem 70 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 150 minutos. O candidato deve obter no mínimo 65% de acerto para receber a certificação.
Vou procurar dar algumas orientações para quem irá fazer a primeira certificação, assim como os que tem certificação em outras versões do Java e querem se atua…

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.

Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link

Parte 1 – Conhecendo a certificação
Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português.
Site da Oracle
O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle.
Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I
https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808

Neste link você encontrará as informações detalhadas do exame, tais co…

Mudanças no Java. JDK 9, Java EE 8, OpenJDK e Spring

Mudanças no Java. JDK 9, Java EE 8, OpenJDK e Spring

Olá, começamos 2018 com muitas novidades lançadas ainda em 2017. JDK 9, JavaEE 8, sendo este transferido para a eclipse foundation com o nome de EE4J. Spring 5 e muitas outras novidades.
Então em seus próximos projetos, é bom levar em consideração todos estes fatores.
Falando especificamente em JDK, faremos uma analise de quanto ainda vale se utilizar do JDK da Oracle ou partir para o uso do OpenJDK. Se você acompanha, nos últimos anos a Oracle vem se "esforçando" para deixar o Java mais open source e focando na parte comercial. Dentre alguns exemplos, podemos citar: Netbeans sendo doado para o Apache, certificações Java que exigem cursos oficiais da Oracle, desenvolvimento de ferramentas e suporte estendido ao JDK (JDK 8 da Oracle não terá mais updates públicos a partir de janeiro de 2019). Ferramentas de monitoramento tais como o Mission Control e Flight Recorder, são de uso comercial.
Se você utiliza o JDK da Oracle desde a…