Pular para o conteúdo principal

Oracle JDK agora é livre?

  



Olá Javeiros e Javeiras, há uma boa notícia para todos os desenvolvedores Java e todos os clientes que usam Java sob uma licença comercial: o Oracle JDK está disponível gratuitamente a partir do JDK 17 (publicado há poucos dias).


Novo modelo de licenciamento


Informação retirada so site da Oracle:


"Java 17 LTS é a versão de suporte de longo prazo mais recente para a plataforma Java SE. Os binários do JDK 17 podem ser usados gratuitamente na produção e podem ser redistribuídos, sem nenhum custo, de acordo com a Licença de Termos e Condições Gratuitas da Oracle."


O JDK 17 receberá atualizações sob esses termos, pelo menos até setembro de 2024.


Confira a notícia completa:


https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/java-gratuito


Esta licença gratuita inclui o JDK e as atualizações de segurança trimestrais também para uso comercial e de produção. A nova licença é a licença “Oracle No-Fee Terms and Conditions” (NFTC) e permite o uso gratuito para todos os usuários, mesmo para uso comercial e de produção. A redistribuição é permitida, desde que não seja cobrada uma taxa.


As versões anteriores não são afetadas por esta mudança. A Oracle continuará a fornecer versões do Oracle OpenJDK sob a GPL nas mesmas versões e agendamento desde o Java 9.


Em setembro de 2017, a Oracle anunciou planos de distribuir o JDK sob a GPL como “Oracle OpenJDK” e também como Oracle JDK sob uma licença Oracle Technology Network (OTN). O fornecimento de compilações do Oracle OpenJDK sob a GPL foi muito bem-vindo, mas o feedback dos desenvolvedores, acadêmicos e empresas foi de que eles queriam o Oracle JDK confiável e sólido sob uma licença de termos inequivocamente livre.


"A Oracle agradece o feedback do ecossistema de desenvolvedores e tem o prazer de anunciar que, a partir do Java 17, estamos atendendo exatamente a essa solicitação."


A assinatura do Oracle Java SE continua a fornecer recursos de valor agregado, como o Java Management Service, o Advanced Management Console e o GraalVM Enterprise sem custo incremental.


Versões LTS a cada dois anos


Outra novidade é a proposta para ter versões LTS a cada dois anos em vez de 3. Isso foi percebido por que usuários e empresas, embora utilizem as versões intermediárias, preferem não utilizar estas versões em produção e esperar por uma versão LTS.


É de graça mesmo?


Naquela história de que não existe almoço grátis, a gente já desconfia quando é grátis que existe alguma pegadinha por trás disso.


Vamos dar uma olhada no que o acordo realmente diz.


O contrato, em primeiro lugar, afirma que o uso do Oracle Java - Release 17 é regido pelo NFTC, a menos que você tenha recebido o programa (stand-alone ou como parte de outro programa Oracle) sob outro Contrato de Licença Oracle (por exemplo, Oracle Master Agreement).


Em outras palavras: Se você, como empresa, já estiver licenciado para programas Oracle Java (por exemplo, por meio de uma Assinatura Oracle Java Standard Edition ou como parte de outra licença Oracle (por exemplo, Oracle Weblogic), então sua implantação e uso do Oracle Java Release 17 NÃO são regidos pelo “ Termos e Condições Sem Taxa ”.


Direitos e restrições da licença:


Caso sua empresa NÃO tenha obtido o direito de usar o Oracle Java por meio de outro contrato de licença da Oracle (o que é bastante improvável), os seguintes direitos e restrições de uso são aplicáveis para a implantação e uso do Oracle Java Release 17 de acordo com os "Termos e Condições Sem Taxa"


Você recebe o direito de usar internamente os programas Oracle Java Release 17 não modificados para fins de desenvolvimento, teste, prototipagem e demonstração de seus aplicativos.


Este direito já foi concedido anteriormente pela Oracle para versões anteriores do Oracle Java, bem como sob seu chamado “Contrato de Licença de Rede de Tecnologia Oracle para Oracle Java SE”. Fonte: https://www.oracle.com/downloads/licenses/javase-license1.html


Um ponto importante a ter em mente é que ele afirma “seus aplicativos”. Isso é normalmente explicado pela Oracle (por exemplo, durante o curso de uma auditoria) como os aplicativos que você, como empresa, possui / desenvolveu. Em outras palavras, se você estiver usando o Oracle Java em um ambiente de "teste" ou "desenvolvimento" usado por um aplicativo de terceiros (um aplicativo que não seja "seu"), esse direito de uso não será concedido.


Você recebe o direito de executar os programas Oracle Java Release 17 para seu uso pessoal ou operações comerciais internas.


Este direito de fazer uso dos programas Oracle Java Release 17 para seu próprio “uso pessoal” já foi concedido anteriormente pela Oracle para versões anteriores do Oracle Java, bem como sob seu chamado “Contrato de Licença de Rede de Tecnologia Oracle para Oracle Java SE”. “Uso pessoal” refere-se ao uso individual dos programas Oracle Java apenas em um desktop ou laptop sob o controle de tal indivíduo. Em outras palavras, um laptop / desktop corporativo não está sob o controle de um indivíduo (mas está sob o controle de uma empresa) e, portanto, não é classificado como “uso pessoal”.


O direito de executar os programas Oracle Java Release 17 para suas "operações comerciais internas"


Esse direito é NOVO! Isso significa que uma organização de usuário final tem o direito de implantar e usar os programas Oracle Java versão 17 para suas operações comerciais internas. Em outras palavras, se você deseja implantar e usar o Oracle Java versão 17 em sua organização, não precisa mais ter uma licença separada para o uso do Oracle Java versão 17. Mas lembre-se de que isso é aplicável SOMENTE, se sua implementação e o uso do Oracle Java ainda não é regido por outro Contrato de Licença Oracle (por exemplo, Oracle Master Agreement).


Mas por quanto tempo a Oracle usará o NFTC e o que acontece depois?


A Oracle usará o NFTC para JDK 17 e versões posteriores. Os lançamentos LTS, como o JDK 17, receberão atualizações sob esta licença por um ano após o lançamento do LTS subsequente. Após o período de licença de uso gratuito, a Oracle pretende usar a Licença OTN, a mesma usada atualmente para as versões Java 8 e 11 LTS, para atualizações subsequentes.


Em outras palavras, como uma organização, você só pode usar o Oracle JDK 17 gratuitamente em produção até setembro de 24 (1 ano após o próximo LTS). Se sua empresa deseja mais atualizações do Java 17 após 24 de setembro, ela deve comprar a assinatura do Oracle Java SE e voltar ao contrato de licença OTN (ou pular para a próxima versão LTS a cada 2 anos).


Conclusão


Este é um tema complexo e difícil de entender. Podem haver muitas interpretações das cláusulas de um contrato, ainda mais para uma pessoa leiga.

Se você ou a sua empresa não tem intensão de assinar um contrato com a Oracle, o recomendado é utilizar o projeto OpenJDK que é exatamente igual (O core e as Api's são as mesmas e o suficiente para rodar nossas aplicações) ao Oracle JDK. Ainda temos opções de outros projetos livres, tais como o AdoptOpenJDK que agora se chama https://adoptium.net/



Referências (em inglês)

https://medium.com/javarevisited/oracle-jdk-now-is-free-1ff0802fa5fb


https://www.linkedin.com/pulse/oracle-java-release-17-now-free-again-richard-spithoven/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo

Java 8 ao 18: Mudanças mais importantes na plataforma Java

    Vamos rever muitas das mudanças mais importantes na plataforma Java que aconteceram entre a versão 8 (2014) e 18 (2022)   O Java 8 foi lançado em março de 2014 e o Java 18 em março de 2022. São 8 anos de progresso, 203 JEPs (JDK Enhancement Proposals ), entre essas duas versões. Neste post, revisaremos as mudanças mais importantes e discutiremos os benefícios e desafios da adoção de versões mais recentes do JDK para novos aplicativos e para os mais antigos compilados com versões mais antigas. Desde a versão 9, o Java tem novos recursos a cada 6 meses e é muito difícil acompanhar essas novas mudanças. A maioria das informações na internet descreve as mudanças entre as duas últimas versões do Java. No entanto, se você estiver em uma situação semelhante à minha, não está usando uma das versões mais recentes do Java, mas uma das várias versões anteriores (Geralmente 8 ou 11 que são as versões de suporte estendido). Então é útil saber quais novos recursos foram adicionados d

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo