Pular para o conteúdo principal

Java ainda é relevante?

 


Java ainda é relevante?


Esta é uma tradução/adaptação do artigo original em inglês.


Java é amplamente usado de diferentes maneiras, especialmente por plataformas populares que você pode usar com frequência, como Twitter, Google, Amazon, Spotify e YouTube.


Java ainda é comumente usado em nossa vida diária de diferentes maneiras. Ele toca todos os campos de desenvolvimento de software e é usado por plataformas populares que você pode usar com frequência, como Twitter, Google, Amazon, Spotify e YouTube. Com esse amplo uso, a conclusão é simples — Java veio para ficar e continuará atraindo muitos desenvolvedores por muito tempo.


Quando a tecnologia existe há anos, é provável que pareça irrelevante, não competitiva e até se torne obsoleta para algumas pessoas. Não é o caso de Java, que completa 26 anos este ano.


Java não é coisa do passado — ainda está muito na moda, algo que continua a surpreender aqueles que continuam apegados à ideia de que Java é antiquado. Mesmo estatísticas e estudos recentes mostram que Java ainda está entre as linguagens de programação mais exigidas, usadas e amadas. Mas o que ainda faz com que essa tecnologia um pouco antiga permaneça competitiva? Leia para saber mais.

Novos ciclos de lançamento o colocam em demanda por um longo tempo


Inicialmente, novas versões do Java eram lançadas uma vez por ano – algo que prejudicava alguns desenvolvedores. Isso mudou em 2018, quando foi decidido que as novas versões serão lançadas em pequenas iterações. O novo ciclo agora coloca a comunidade Java na vanguarda da inovação, pois permite que novos recursos sejam adicionados rapidamente, testados e relançados.

Desenvolvedores Java em todo o mundo continuam a crescer


Após 26 anos de existência – Java ainda está indo bem – os programadores que o conhecem ainda estão em alta demanda. Eles continuarão sendo procurados por muito tempo, já que mais de 90% das empresas da Fortune 500 ainda dependem do Java para seus projetos de desenvolvimento.


Globalmente, existem mais de 8 milhões de desenvolvedores Java. Isso significa que existe uma grande força de trabalho, tornando mais fácil para as empresas encontrar e contratar programadores Java qualificados. De acordo com o Indeed, o salário médio anual de um desenvolvedor java é de US$ 102.597 nos Estados Unidos, mais um bônus em dinheiro de US$ 5.000 por ano.

Java acompanha os tempos


Apesar de ser uma tecnologia madura, Java continua indo bem. Atualmente, é a segunda linguagem de programação mais popular de acordo com o índice do TIOBE. A tabela abaixo exibe as dez primeiras linguagens de programação populares de acordo com este índice.



Julho 2021

Julho 2020

Linguagem de Programação

Classificações

1

1

C

11.62%

2

2

Java

11.17%

3

3

Python

10.95%

4

4

C++

8.01%

5

5

C#

4.83%

6

6

Visual Basic

4.50%

7

7

JavaScript

2.71%

8

8

PHP

2.58%

9

9

Assembly Language

2.40%

10

10

SQL

1.53%


Além disso, o Java está acompanhando a inovação tecnológica e as tendências de software. Algo que aqueles que estão dizendo "Java está morrendo" e "programadores java não estão mais em demanda" estão ignorando ao defender uma mudança para outras linguagens. Felizmente, estatísticas e fatos continuam a provar a ampla aplicação do Java em diferentes projetos hoje.


O uso diário de Java em várias áreas de desenvolvimento de software, big data, inteligência artificial, blockchain, mobile, Internet das coisas e desenvolvimento web também é prova de que o Java veio para ficar. O IoT Developer Survey deixa claro que os programadores de produtos de software incorporados para dispositivos IoT optam pelo Java. A principal razão por trás disso é a independência da plataforma e a natureza de alta portabilidade da linguagem Java. Como o Java é executado na Java Virtual Machine (JVM), os desenvolvedores conseguem mover códigos Java para quaisquer dispositivos, pacotes de software ou chips com a JVM pré-instalada.

Você deve escolher Java para seu próximo projeto?

Se você ainda está cético em relação ao Java hoje, os exemplos a seguir demonstram as áreas críticas em que ele é usado.

Aplicativos Java baseados na Web


Java quando emparelhado com Servlets, Struts, JavaServer Page, Hibernate, Spring, JavaServer Face e servidores web como Resin, servidor web Apache HTTP e Apache Tomcat é usado no design de aplicativos web. Usando essas tecnologias, você pode criar qualquer aplicativo baseado na web.


Os aplicativos de comércio eletrônico também são desenvolvidos usando Java quando combinados com plataformas de comércio eletrônico de código aberto, como Broadleaf. E com o COVID-19 acelerando o comércio eletrônico e a transformação digital, a demanda por mais aplicativos de comércio eletrônico sem dúvida aumentará, criando espaço para mais desenvolvedores Java.


Uma das aplicações web significativas construídas em Java é o Gmail do Google.

Como criar aplicativos Android


Embora existam outras maneiras de desenvolver aplicativos Android, a maioria deles é escrita em Java usando a API Android do Google. Java Micro Edition é a estrutura usada para projetar aplicativos executados em smartphones e feature phones. Além disso, Java é compatível com Kotlin e Android Studio.


Os seguintes aplicativos populares de Java no Android mostram claramente que o desenvolvimento de aplicativos Android continuará sendo principalmente Java.

  • Twitter
  • Spotify
  • CashApp, anteriormente conhecido como Square Cash
  • Sinal

Sistemas Embarcados


Os sistemas embarcados estão em toda parte. De nossos smartphones e computadores a TVs e sistemas de motor, você os encontrará executando funções dedicadas para sistemas maiores. Esses sistemas usam Java para desenvolvimento. Na verdade, Java foi propositalmente projetado para desenvolver sistemas embarcados. Aplicações comuns incluem:

  • Cartões inteligentes
  • Cartões SIM em nossos telefones
  • Medidores de utilidade
  • Televisão
  • Discos Blu-ray.

Todos esses são dispositivos dos quais dependemos todos os dias de uma forma ou de outra. Isso significa que o mundo precisa de desenvolvedores Java para que esses e mais produtos sejam criados e mantidos.

Tecnologias de Big Data

As tecnologias de big data são um dos tópicos mais em voga no mundo atual. Todas essas tecnologias, incluindo Apache Hadoop, Apache Mahout e Apache, usam Java de uma forma ou de outra. Portanto, dominar Java é uma vantagem se estiver interessado em big data.

Aplicativo baseado em nuvem

Java também se encaixa perfeitamente na computação em nuvem. Ele ajuda a desenvolver aplicativos usados em infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço. A nuvem Oracle Java é um excelente exemplo de ferramenta de desenvolvimento em nuvem que ajuda a projetar e configurar servidores Oracle. Agora, considerando que a nuvem continua sendo um alvo crítico para empresas que buscam continuidade de negócios, maior escalabilidade e eficiência de custos, o mesmo acontecerá com a demanda por desenvolvedores Java para ajudar a realizar essa transição.

Aplicativos de jogos


Jogos Android não podem ser construídos sem Java. Eles são feitos com Java como linguagem principal porque suporta a Dalvik Virtual Machine que roda na plataforma Android. Java também suporta jMonkeyEngine, um motor 3D robusto com capacidade para criar jogos 3D.


Com a epidemia impulsionando o crescimento da indústria de jogos para dispositivos móveis em 2020, você pode esperar que a demanda seja muito maior, divertida e imersiva em 2021.

Ferramentas de software


As ferramentas de software ajudam os programadores a desenvolver, analisar, depurar, manter e dar suporte a outros programas. A maioria dos programadores confia em Java para escrever e construir ferramentas de software. Eclipse, NetBeans IDE e IntelliJ IDEA são algumas das ferramentas de software comumente usadas pelos desenvolvedores. O suporte dos desenvolvedores Java será fundamental para manter a funcionalidade dessas ferramentas este ano e além.


Referências

Artigo original em inglês.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo

Java 8 ao 18: Mudanças mais importantes na plataforma Java

    Vamos rever muitas das mudanças mais importantes na plataforma Java que aconteceram entre a versão 8 (2014) e 18 (2022)   O Java 8 foi lançado em março de 2014 e o Java 18 em março de 2022. São 8 anos de progresso, 203 JEPs (JDK Enhancement Proposals ), entre essas duas versões. Neste post, revisaremos as mudanças mais importantes e discutiremos os benefícios e desafios da adoção de versões mais recentes do JDK para novos aplicativos e para os mais antigos compilados com versões mais antigas. Desde a versão 9, o Java tem novos recursos a cada 6 meses e é muito difícil acompanhar essas novas mudanças. A maioria das informações na internet descreve as mudanças entre as duas últimas versões do Java. No entanto, se você estiver em uma situação semelhante à minha, não está usando uma das versões mais recentes do Java, mas uma das várias versões anteriores (Geralmente 8 ou 11 que são as versões de suporte estendido). Então é útil saber quais novos recursos foram adicionados d

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo