Pular para o conteúdo principal

Java 21 não é versão LTS



Se você é do mundo Java, deve saber que o Java 21 foi lançado no dia 19/09/2023 e até um tempo antes, não se sabia se a versão iria ser uma versão de longo suporte ou não.


O fato é que projeto Java (OpenJDK) não oferece uma versão com longo suporte (LTS), assim como aconteceu com o Java 11 e 17. Mas como assim?


Quem oferece o suporte de longo prazo com atualizações de segurança são os fornecedores que geram suas próprias distribuições. Oracle JDK por exemplo. Além de muitas outras como Microsoft, Azul, Adoptium, Amazon, IBM, RedHat que são algumas das principais.


Para entender melhor, vamos separar o Java do JDK, OpenJDK dos seus fornecedores, manutenção e de suporte para entender melhor como tudo isso funciona.


Java 21 na verdade é um atalho para o termo: Java Platform Standard Edition 21. Mas você não pode fazer nada com isso pois não é nem código, nem um binário que você possa instalar. Ela é um conjunto de especificações que definem a linguagem, sua API, uma máquina virtual e mais algumas coisas.


Java Development Kit (JDK) é o que recebe novos commits e essa é a base de código que contém a implementação da especificação do Java 21 por exemplo. Este código por sua vez, é desenvolvido pela OpenJDK e seus códigos fontes podem ser encontrados no github. E a partir de que a versão 21 é lançada, o repositório é arquivado e muda o foco para manutenções em outro repositório, onde a comunidade mantém as atualizações para fornecer após o lançamento.


Manutenção e Suporte


Desde que a cadência de lançamento de seis meses foi implementada, Rob McKenna da Oracle, líder do projeto de atualizações do JDK, é o mantenedor de cada jdk$VERSIONu durante os primeiros seis meses. Depois disso ele deixa este cargo e começa a trabalhar na jdk$VERSION+1u e oferece a liderança do projeto jdk$VERSIONu para outro membro confiável da comunidade que queira manter.


Para algumas versões, como 11, 17 e provavelmente 21, isso acontece e o fork continua com correções contínuas. Mas não há garantias de que isso aconteça, pois não existe nenhum período de tempo definido contratualmente para para manter as atualizações. Para outras versões, o fork é fechado e ninguém mais pode atuar em atualizações.


Manutenção


Manter uma versão JDK dá muito trabalho e, portanto, requer uma quantidade considerável de tempo de algumas pessoas. Existem pessoas que utilizam o seu tempo livre para fazer isso e a maioria das contribuições vêm de grandes empresas.


Mas por que uma grande empresa investiria recursos valiosos na manutenção de um fork antigo de atualizações do JDK?


Existem muitas razões pelas quais uma empresa, mas a principal é porque lucram com uma versão do JDK bem mantida. Seja rodando na própria cloud, distribuem software que dependem do JDK ou oferecem suporte do Java para seus clientes.


Suporte


E por causa deste suporte é que empresas oferecem o "suporte a longo prazo", então resumindo:


O OpenJDK manterá o JDK 21, a implementação de referência da plataforma Java SE 21 por pelo menos seis meses, mas provavelmente por alguns anos nas versões mais utilizadas. Os fornecedores, por outro lado, construirão seus próprios JDKs a partir da base de código da OpenJDK. Eles podem disponibilizá-los gratuitamente e também podem oferecer um suporte comercial.


Comunidade


Mas então se as empresas é que definem quanto tempo vão dar de suporte e em qual versão, como temos sempre uma versão LTS e um tempo determinado?


É aí que entra a colaboração da comunidade, pois como a maior parte do código da JDK é trabalhada por todos os envolvidos, acabam optando pelas mesmas versões e prazos.


Por mais que as maiores empresas em torno do JDK sejam concorrentes diretas, existe um nível de coordenação e cooperação para elevar o Java a este nível de qualidade e organização.


Referência


Espero que tenham gostado e se preferirem ver a explicação direto no Nicolai Parlog da Oracle, é só dar play no vídeo abaixo:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo

Java 8 ao 18: Mudanças mais importantes na plataforma Java

    Vamos rever muitas das mudanças mais importantes na plataforma Java que aconteceram entre a versão 8 (2014) e 18 (2022)   O Java 8 foi lançado em março de 2014 e o Java 18 em março de 2022. São 8 anos de progresso, 203 JEPs (JDK Enhancement Proposals ), entre essas duas versões. Neste post, revisaremos as mudanças mais importantes e discutiremos os benefícios e desafios da adoção de versões mais recentes do JDK para novos aplicativos e para os mais antigos compilados com versões mais antigas. Desde a versão 9, o Java tem novos recursos a cada 6 meses e é muito difícil acompanhar essas novas mudanças. A maioria das informações na internet descreve as mudanças entre as duas últimas versões do Java. No entanto, se você estiver em uma situação semelhante à minha, não está usando uma das versões mais recentes do Java, mas uma das várias versões anteriores (Geralmente 8 ou 11 que são as versões de suporte estendido). Então é útil saber quais novos recursos foram adicionados d

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo