Pular para o conteúdo principal

 



Retrospectiva 2023


2023 foi um ano interessante para o ecossistema Java. Relembrando que o Java foi lançado a quase 30 anos, e desde então, o grande desafio sempre foi a questão da performance, manter a estabilidade e retrocompatibilidade. O objetivo do Java sempre foi ser independente de plataforma. Isto é, sem precisar compilar o código novamente, é possível rodar em qualquer dispositivo compatível com a máquina virtual. O famoso slogam (write once, run anywhere)

Muitos acreditam que o peso desta responsabilidade impede que o Java inove com a velocidade que a comunidade espera. Uma vez que outras linguagens acabam liberando recursos importantes antes do Java. Isso vem mudando desde o lançamento do novo modelo de release a cada seis meses. Atualmente temos dois lançamentos anuais, sendo o primeiro em março e outro em setembro. Uma versão de longo suporte (LTS) a cada três anos. Isto proporciona que a indústria experimente novos recursos, frameworks se atualizem para a próxima versão LTS, tal como o JDK 21.

Foi preciso fazer esta breve introdução para podermos falar das grandes entregas do ecossistema Java em 2023. Java ainda é relevante na comunidade e vai conseguir continuar evoluindo para os próximos anos?

Leia o texto abaixo e tire suas conclusões. Comentários são bem vindos!


Novos Java Champions

Este ano, 18 novos membros entraram para o time, destacando os brasileiros Elias Nogueira e Francisco (Professor) Isidro.

Parabéns!!


JDK 21


Este ano (2023) foram lançadas duas versões, 20 e 21, sendo que a 21 é a mais importante por se tratar de uma versão de longo suporte e por ter entregado features relevantes como Virtual Threads, Sequenced Collections, Pattern Matching for switch, Record Patterns, String Templates (Preview) e Generational ZGC.


JVM Language Summit 2023

O JVM Language Summit é uma colaboração técnica aberta entre designers de linguagens, escritores de compiladores, construtores de ferramentas, engenheiros de runtime e arquitetos da VM. Compartilham experiências como criadores de JVM e de linguagens de programação para JVM. Também participam desenvolvedores não-JVM e tecnologias semelhantes para participar ou falar sobre seu runtime, VM ou sua linguagem favorita. A JVM LS 2023 aconteceu no início de agosto de 2023 em Santa Clara – CA.

Neste link pode-se acompanhar as palestras.

Projeto CRaC

Coordinated Restore at Checkpoint (CRaC) é um projeto que promete um mecanismo do tipo checkpoint/restore. Ele permite fechar arquivos e conexões, despejar o cache antes do ponto de verificação e reabrir/recuperar tudo quando o aplicativo for restaurado a partir da imagem. Pode ser comparado como o hibernar do seu computador. Isto significa que quando a aplicação for reiniciada, ela estará disponível quase que imediatamente.

É possível utilizar uma versão específica do OpenJDK com o CRaC inclusa. A azul disponibiliza no OpenJDK 17. https://www.azul.com/products/components/crac/

 

GraalVM


Em 2023, o GraalVM Community Edition se alinhou com a cadência de lançamento do JDK de seis meses. Haverá dois lançamentos de recursos por ano para oferecer suporte à versão mais recente do JDK. Um novo lançamento de recurso substitui todos os lançamentos anteriores. As versões do GraalVM são nomeadas de acordo com a versão do JDK que fornecem, por exemplo, GraalVM para JDK 21.

A GraalVM para Java 21 também passa a ter uma nova licença (GFTC). O GFTC destina-se a permitir o uso por qualquer usuário, incluindo uso comercial e de produção. A redistribuição é permitida desde que não seja mediante pagamento de taxa.

Spring Boot, Quarkus e Micronaut

Spring boot 3.2 lançado em novembro de 2023 traz como as principais novidades:
  • Suporte para Virtual Threads
  • Suporte inicial para JVM Checkpoint Restore (Project CRaC)
  • Melhorias para Observabilidade
  • Atualmente está na versão 3.2.1
Quarkus 3.0 lançado em abril de 2023, é baseado no Jakarta EE 10 e, não é a única mudança. Esta versão vem repleta de novos recursos e melhorias que foram implementadas nesta versão.
O Quarkus 3.0 agora possui uma nova Dev UI que é mais extensível e fácil de usar. Ele também tem uma aparência nova e muito melhorada.
O Eclipse MicroProfile 6.0 se alinha ao Jakarta EE 10 Core Profile e substitui o MicroProfile OpenTracing pela MicroProfile Telemetry.
  • Hibernate ORM 6
  • Suporte para Maven 3.9 e Gradle 8
  • Atualmente está na versão 3.6.4
Micronaut 4.0 lançado em julho de 2023.
  • Foi atualizado para a ter como baseline o Java 17, kotlin 1.8 e groovy 4.0
  • Atualmente está na versão 4.2.2


Oracle VS Code Extension

A extensão Oracle Java Platform traz desenvolvimento Java completo (editar-compilar-depurar e ciclo de teste) para projetos Maven e Gradle para VSCode. Bem como outros recursos.


The Java Playground


O Java Playground é uma ferramenta online simples que ajuda você a explorar os recursos da linguagem Java. Nenhuma configuração necessária, digite seu trecho Java e execute-o! O Java Playground atualmente é executado no Oracle JDK - Java 21 com recursos de visualização habilitados.

O Java 8 ainda é dominante?

Segundo o levantamento da newrelic, mais de 56% dos aplicativos agora usam Java 11 em produção (contra 48% em 2022 e 11% em 2020). Java 8 vem em segundo lugar, com quase 33% dos aplicativos usando-o na produção (contra 46% em 2022).

Embora o Java 11 tenha mantido o primeiro lugar por dois anos consecutivos, a taxa de adoção do Java 17 excedeu em muito o que o mundo dos desenvolvedores viu quando o Java 11 foi introduzido. Mais de 9% dos aplicativos agora usam Java 17 em produção (contra menos de 1% em 2022), representando uma taxa de crescimento de 430% em um ano. Demorou anos para que o Java 11 chegasse perto desse nível.
Já na pesquisa da jetbrains, o Java 8 ainda é o mais utilizado em produção:


Referências

https://youtu.be/NxpHg_GzpnY




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo

Java 8 ao 18: Mudanças mais importantes na plataforma Java

    Vamos rever muitas das mudanças mais importantes na plataforma Java que aconteceram entre a versão 8 (2014) e 18 (2022)   O Java 8 foi lançado em março de 2014 e o Java 18 em março de 2022. São 8 anos de progresso, 203 JEPs (JDK Enhancement Proposals ), entre essas duas versões. Neste post, revisaremos as mudanças mais importantes e discutiremos os benefícios e desafios da adoção de versões mais recentes do JDK para novos aplicativos e para os mais antigos compilados com versões mais antigas. Desde a versão 9, o Java tem novos recursos a cada 6 meses e é muito difícil acompanhar essas novas mudanças. A maioria das informações na internet descreve as mudanças entre as duas últimas versões do Java. No entanto, se você estiver em uma situação semelhante à minha, não está usando uma das versões mais recentes do Java, mas uma das várias versões anteriores (Geralmente 8 ou 11 que são as versões de suporte estendido). Então é útil saber quais novos recursos foram adicionados d

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo