Pular para o conteúdo principal

Meu primeiro programa em Java

Ola Pessoal,

Vamos então dar os primeiros passos para desenvolver um programa em Java. Muito tem se evoluído na plataforma nos últimos anos e existe um enorme esforço para que a plataforma fique cada vez mais simples e integrada.

Baixando o ambiente de desenvolvimento.

Vamos precisar de dois itens para desenvolver em Java

1 - Kit de desenvolvimento (JDK) 2 - IDE para codificar (Netbeans)

A Oracle disponibiliza as duas ferramentas em um único pacote:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk-7-netbeans-download-432126.html

Baixe a versão adequada ao seu sistema operacional.

Execute o instalador e siga os passos abaixo:






Instalando..


Apos a conclusão, iniciar o Netbeans

Acesse o menu Arquivo > Novo Projeto...

Aplicação Java

Clique em Finalizar

Digite a instrução abaixo dentro do método main:

System.out.println("Ola mundo!");

Excecute (F6)

A saída deverá ser igual a: "Ola mundo!"

Pronto. Seu primeiro código Java fácil e rápido.
Vamos criar uma tela, para ver como também é muito simples.

Clique com o botão direito no pacote em que esta nossa classe, apos em novo > Form JFrame:

Clique em finalizar

Sera aberto a interface para que se coloque os componentes.

Arraste um botao e um label para o painel

De um duplo clique no botão e digite o código abaixo:

Clique com o botão direito no código e em seguida “Executar arquivo”

Ai esta nossa tela sendo executada
Clique no botão e veja o resultado.

Pronto. Muito fácil não é?

Agora é explorar ou pouco a ferramenta, brincar com os componentes e se divertir um pouco.

Abraço e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String g...

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo ...

Livro Gratuito de Logica de Programação em Java

O pessoal da Algaworks disponibilizou um PDF para quem está iniciando com Java e precisa aprender lógica de programação com Java. Segue o link para o PDF http://cafe.algaworks.com/livro-logica-de-programacao/ O que você vai aprender nesse livro gratuito? 1. Introdução 1.1. O que é um algoritmo 1.2. Linguagens de programação 1.3. Instalando o Java 1.4. O famoso “Olá mundo!” 1.5. Executando o primeiro algoritmo 1.6. Palavras reservadas do Java 1.7. Fazendo comentários em um programa Java 2. Variáveis e constantes 2.1. Tipos de dados existentes 2.2. Escolhendo bons nomes para variáveis e constantes 3. Operadores 3.1. Operadores aritméticos 3.2. Operadores de atribuição 3.3. Operadores relacionais 3.4. Operadores lógicos 4. Estruturas de decisão 4.1. Estrutura “if” 4.2. Estrutura “switch” 5. Iteração 5.1. Iterando com o “for” 5.2. Iterando com o “while” 6. Conclusão 6.1. Próximos passos Fonte : algaworks