Pular para o conteúdo principal

Tenho que aprender Java. E agora?

Decidi iniciar as postagens por este tópico, pois foi justamente por onde comecei. Então espero contribuir um pouco contando como foi a experiência.

Como já passei por isso e acredito que muitas pessoas também já tiveram a experiência de sair de uma determinada tecnologia e ir para outra bem diferente. No meu caso, tinha experiência em Clipper, VB, Delphi e .NET. Então surgiu uma oportunidade de trabalhar com Java.

No começo foi só alegria. Aquela correria para buscar informações, tutoriais, exemplos, livros e sair já produzindo alguma coisa. Foi ai que começou a enxurrada e informações, siglas, dezenas de IDE’s, servidores de aplicação e nada de sair uma telinha de cadastro com conexão ao banco de dados.

Talvez o que torna o aprendizado Java um pouco mais difícil que o .NET por exemplo, é justamente a infinidade de opções que se tem disponível. Desta forma em Java, é muito fácil um iniciante ficar totalmente perdido. É o preço que se paga por uma tecnologia tão flexível.

Então vá com calma e não faça como eu que cai no desespero, pensando até em desistir, pois achava muito complicado fazer a mesma coisa que fazia em VB6 no Java.

Dica: Antes de sair pesquisando tudo relacionado a Java, procure saber o que a empresa em que pretende trabalhar, utiliza para o desenvolvimento. Se desenvolve somente para WEB, qual IDE utiliza, qual banco de dados e por ai vai. Assim vai economizar muito tempo.

Vou parando por aqui para não ficar muito extenso. Nos próximos posts irei contar mais como foi a evolução e por onde começar os estudos.

Não deixe de comentar.

Abraço e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String g...

O suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java

A arte do suporte de longo prazo e o que o LTS significa para o ecossistema Java Aqui está o que o Java 17 tem em comum com o Java 11 e o Java 8. Em junho de 2018, há pouco mais de três anos, a Oracle e outros participantes do ecossistema Java anunciaram uma mudança no modelo de cadência de lançamento para Java SE. Em vez de ter um lançamento principal planejado a cada dois ou quatro anos (que geralmente se torna de três a quatro anos), um novo modelo de lançamento de recursos de seis meses seria usado: a cada três anos, um lançamento seria designado como Long-Term Support (LTS) e receba apenas atualizações trimestrais de segurança, estabilidade e desempenho. Esse padrão foi emprestado descaradamente do modelo de lançamento do Mozilla Firefox, mas o ajustou para ficar mais alinhado com os requisitos de uma plataforma de desenvolvimento. A primeira versão do Java lançada sob esse modelo foi o Java SE 11. O lançamento do Java SE 17, o segundo lançamento do LTS sob o novo ...

Livro Gratuito de Logica de Programação em Java

O pessoal da Algaworks disponibilizou um PDF para quem está iniciando com Java e precisa aprender lógica de programação com Java. Segue o link para o PDF http://cafe.algaworks.com/livro-logica-de-programacao/ O que você vai aprender nesse livro gratuito? 1. Introdução 1.1. O que é um algoritmo 1.2. Linguagens de programação 1.3. Instalando o Java 1.4. O famoso “Olá mundo!” 1.5. Executando o primeiro algoritmo 1.6. Palavras reservadas do Java 1.7. Fazendo comentários em um programa Java 2. Variáveis e constantes 2.1. Tipos de dados existentes 2.2. Escolhendo bons nomes para variáveis e constantes 3. Operadores 3.1. Operadores aritméticos 3.2. Operadores de atribuição 3.3. Operadores relacionais 3.4. Operadores lógicos 4. Estruturas de decisão 4.1. Estrutura “if” 4.2. Estrutura “switch” 5. Iteração 5.1. Iterando com o “for” 5.2. Iterando com o “while” 6. Conclusão 6.1. Próximos passos Fonte : algaworks