Pular para o conteúdo principal

Tenho que aprender Java. E agora?

Decidi iniciar as postagens por este tópico, pois foi justamente por onde comecei. Então espero contribuir um pouco contando como foi a experiência.

Como já passei por isso e acredito que muitas pessoas também já tiveram a experiência de sair de uma determinada tecnologia e ir para outra bem diferente. No meu caso, tinha experiência em Clipper, VB, Delphi e .NET. Então surgiu uma oportunidade de trabalhar com Java.

No começo foi só alegria. Aquela correria para buscar informações, tutoriais, exemplos, livros e sair já produzindo alguma coisa. Foi ai que começou a enxurrada e informações, siglas, dezenas de IDE’s, servidores de aplicação e nada de sair uma telinha de cadastro com conexão ao banco de dados.

Talvez o que torna o aprendizado Java um pouco mais difícil que o .NET por exemplo, é justamente a infinidade de opções que se tem disponível. Desta forma em Java, é muito fácil um iniciante ficar totalmente perdido. É o preço que se paga por uma tecnologia tão flexível.

Então vá com calma e não faça como eu que cai no desespero, pensando até em desistir, pois achava muito complicado fazer a mesma coisa que fazia em VB6 no Java.

Dica: Antes de sair pesquisando tudo relacionado a Java, procure saber o que a empresa em que pretende trabalhar, utiliza para o desenvolvimento. Se desenvolve somente para WEB, qual IDE utiliza, qual banco de dados e por ai vai. Assim vai economizar muito tempo.

Vou parando por aqui para não ficar muito extenso. Nos próximos posts irei contar mais como foi a evolução e por onde começar os estudos.

Não deixe de comentar.

Abraço e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação Java 11 - O que mudou

Certificação Java 11 - O que mudou A Oracle liberou recentemente uma atualização das suas certificações Java para atender a nova versão Java 11  LTS (Long Term Support) . Mas o que muda em relação a certificação Java 8? Preciso me atualizar? Por onde começo?  Neste post, vamos responder estas e outras questões sobre essa nova série de certificações. Caso você não tenha acompanhado a série sobre certificação, recomendo a leitura dos posts anteriores: https://www.guiadojava.com.br/2018/06/guia-da-certificacao-java-se-8.html Também temos um bate papo com os maiores especialistas de Java do mercado. Assista o replay aqui: https://events.genndi.com/replay/169105139238448348/23a5b3a7b0/0/83729443273C Nomenclatura e requisitos A partir de agora, você não receberá o certificado se fizer apenas a primeira prova, como era no Java 8 (1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I). Você terá que fazer duas provas para obter o certificado " Oracle Certified Professional: Java SE 11 Dev

Java 15 - Novidades (ou não)

Java 15 - Novidades (ou não) O Java 15 já está em fase de testes com as suas features fechadas (Rampdown Phase One). Isso quer dizer que mais nenhuma feature será implementada. Teremos melhorias em funcionalidades já liberadas para testes e outras consolidadas agora nesta versão, mas nada de grandes mudanças. Porém é sempre bom ficar atualizado não é? Para acompanhar os builds e agenda da liberação, acesse esta página . Revisando o processo de versionamento Com o lançamento do  Java 9 em 2017 , o cronograma de lançamento do Java mudou, de um lançamento principal a cada  3 anos ou mais  para um lançamento a cada  seis meses . Um dos principais motivos dessa alteração foi oferecer aos desenvolvedores acesso mais rápido as melhorias contínuas. Os lançamentos ocorrem em  Março  e  Setembro  de cada ano. Ainda cabe um post específico para o modelo de versionamento para explicar sobre as versões LTS, versões intermediárias e funcionalidades " preview ". Para mais informações, veja

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar. Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link Parte 1 – Conhecendo a certificação Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português. Site da Oracle O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle. Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808 Neste link você encontrará