Pular para o conteúdo principal

Tenho que aprender Java. E agora?

Decidi iniciar as postagens por este tópico, pois foi justamente por onde comecei. Então espero contribuir um pouco contando como foi a experiência.

Como já passei por isso e acredito que muitas pessoas também já tiveram a experiência de sair de uma determinada tecnologia e ir para outra bem diferente. No meu caso, tinha experiência em Clipper, VB, Delphi e .NET. Então surgiu uma oportunidade de trabalhar com Java.

No começo foi só alegria. Aquela correria para buscar informações, tutoriais, exemplos, livros e sair já produzindo alguma coisa. Foi ai que começou a enxurrada e informações, siglas, dezenas de IDE’s, servidores de aplicação e nada de sair uma telinha de cadastro com conexão ao banco de dados.

Talvez o que torna o aprendizado Java um pouco mais difícil que o .NET por exemplo, é justamente a infinidade de opções que se tem disponível. Desta forma em Java, é muito fácil um iniciante ficar totalmente perdido. É o preço que se paga por uma tecnologia tão flexível.

Então vá com calma e não faça como eu que cai no desespero, pensando até em desistir, pois achava muito complicado fazer a mesma coisa que fazia em VB6 no Java.

Dica: Antes de sair pesquisando tudo relacionado a Java, procure saber o que a empresa em que pretende trabalhar, utiliza para o desenvolvimento. Se desenvolve somente para WEB, qual IDE utiliza, qual banco de dados e por ai vai. Assim vai economizar muito tempo.

Vou parando por aqui para não ficar muito extenso. Nos próximos posts irei contar mais como foi a evolução e por onde começar os estudos.

Não deixe de comentar.

Abraço e até a próxima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.
IntroduçãoNeste guia dividido em 7 partes, você irá saber o que é cobrado na prova denominada “OCA Oracle Certified Associate Java SE 8 Programmer I. Exam 1Z0-808”, assim como os passos para se registrar no exame e fazer a prova. Algumas dicas para ser mais ágil no momento da prova.
Primeiro detalhe importante é que a prova não tem opção em português (existe uma opção em Espanhol). Então é bom se acostumar com a leitura em inglês para poder interpretar as questões. O site para marcar a prova também é todo em Inglês.
A prova tem 70 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 150 minutos. O candidato deve obter no mínimo 65% de acerto para receber a certificação.
Vou procurar dar algumas orientações para quem irá fazer a primeira certificação, assim como os que tem certificação em outras versões do Java e querem se atua…

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.

Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link

Parte 1 – Conhecendo a certificação
Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português.
Site da Oracle
O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle.
Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I
https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808

Neste link você encontrará as informações detalhadas do exame, tais co…

Mudanças no Java. JDK 9, Java EE 8, OpenJDK e Spring

Mudanças no Java. JDK 9, Java EE 8, OpenJDK e Spring

Olá, começamos 2018 com muitas novidades lançadas ainda em 2017. JDK 9, JavaEE 8, sendo este transferido para a eclipse foundation com o nome de EE4J. Spring 5 e muitas outras novidades.
Então em seus próximos projetos, é bom levar em consideração todos estes fatores.
Falando especificamente em JDK, faremos uma analise de quanto ainda vale se utilizar do JDK da Oracle ou partir para o uso do OpenJDK. Se você acompanha, nos últimos anos a Oracle vem se "esforçando" para deixar o Java mais open source e focando na parte comercial. Dentre alguns exemplos, podemos citar: Netbeans sendo doado para o Apache, certificações Java que exigem cursos oficiais da Oracle, desenvolvimento de ferramentas e suporte estendido ao JDK (JDK 8 da Oracle não terá mais updates públicos a partir de janeiro de 2019). Ferramentas de monitoramento tais como o Mission Control e Flight Recorder, são de uso comercial.
Se você utiliza o JDK da Oracle desde a…