Pular para o conteúdo principal

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.



Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link

Parte 1 – Conhecendo a certificação


Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português.

Site da Oracle


O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle.

Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I



Neste link você encontrará as informações detalhadas do exame, tais como duração (150 minutos) e número de questões (70). O score mínimo para obter o certificado é de 65% e as questões são de múltipla escolha. É isso que você deve ver ao entrar no link:


Mais abaixo, teremos as sessões de preparação do exame, tais como a sugestão de se fazer um treinamento oficial da Oracle e o que será cobrado na prova.
O voucher pode ser adquirido no site da Oracle ou diretamente no site da Pearson VUE que é onde você deve ir para agendar o exame.Na minha opinião, é melhor fazer a compra e o agendamento no site da Pearson VUE.

Site da Pearson VUE

No site da Pearson VUE, teremos muitas opções. Então é melhor ir direto na pagina das certificações Oracle (http://www.pearsonvue.com/oracle/).

Fique atendo nas promoções da Oracle, tais como o retake (compra o voucher e tem uma segunda chance gratuita).


A primeira coisa a fazer é criar uma conta caso você ainda não tenha. Clique em "Create Account" e siga as instruções. Após o registro, clique no botão "View Exams" para procurar o exame. Procure pelo exame "Java SE 8 Programmer I" ou clique direto neste link.Verifique se o exame selecionado foi o "1Z0-808" e selecione "English"

O próximo passo é selecionar o centro de testes desejado. O sistema irá sugerir um centro mais próximo conforme o seu endereço cadastrado. Selecione o centro  continue.
Escolha uma data e hora disponível no centro de treinamento.

Você será direcionado para o carrinho. Basta descer e clicar no botão "Proceed to Checkout". Você deve confirmar alguns dados pessoais e ir para a página de pagamento.



Preste atenção no campo "Voucher/Promotion Code:" que é onde você irá informar o código da promoção caso aplicável. Ex: RETAKE18BR

Confirme os dados e continue. Após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com a confirmação da compra e agendamento do exame.

Tudo pronto, agora é se preparar e ir no centro de treinamento na data e hora marcada. Com alguns minutos de antecedência é claro.


Objetivos do exame


Os objetivos do exame estão descritos no mesmo link com informações da prova: 




O item "Review Exam Topics" traz as informações detalhadas. Caso queira ver no primeiro post, existe um resumo.


Livros e Cursos preparatórios


Caso você não esteja trabalhando com Java ou não tenha experiência com a linguagem, talvez a melhor estratégia seja fazer um treinamento preparatório. Caso já tenha uma certa experiência e tem perfil autodidata, utilizando um livro já seria o suficiente. Para você que já se sente seguro com a linguagem, pode apenas fazer uma revisão dos tópicos exigidos na prova.


E para todos os casos, praticar muito e fazer simulados. Abaixo algumas indicações de livros e cursos interessantes (o blog não tem nenhuma relação com os links citados abaixo). Também vale uma consulta no Google e fóruns.


Livros:




Alguns livros já te dão direito a acesso a diversos simulados.



Cursos:






Considerações finais

Procure traçar uma meta de estudos. Geralmente uma hora por dia entre um e dois meses (dependendo do seu nível). Eu costumo ler o livro, fazer simulados, voltar para revisar e fazer o simulado novamente.

Uma boa estratégia é comprar o voucher e marcar a prova para no máximo dois meses a frente. Neste caso, você (e eu também) é obrigado a seguir um cronograma de estudos.


Caso tenham alguma dúvida, sugestão ou critica, por favor deixe nos comentários.


No próximo post vamos colocar em prática o plano de estudos.

Comentários

  1. Onde você encontra simulados?
    Estou pensando em comprar o livro da Casa do Codigo que você indicou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caique. Eu fiz o que vem com esse livro: https://www.amazon.com/OCA-Certified-Associate-Programmer-1Z0-808-ebook/dp/B00R04DF3I/ref=pd_sim_351_1

      Tem também do whizlabs (25 questões gratuítas): https://www.whizlabs.com/ocajp-scja/

      e da Enthuware: http://enthuware.com/index.php/java-mock-exams/oracle-certified-associate/ocajp-1z0-808

      Recomendo que faça simulados em inglês.

      Excluir
  2. Excelente assunto para o blog, show de bola. Meus parabéns....

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sandro, estou estudando para fazer ambas as provas de certificação Java 8 e depois o upgrade para o 11.
    Gostaria de saber mais sobre a prova, quais os procedimentos, se a prova é online, se há mais pessoas na sala, como funciona a questão de anotações, entre outros.
    Outra coisa, vi que no momento não há mais o voucher para free retake, então no caso se eu não passe na prova, não há nem um descontinho para refazer a prova?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A prova é presencial em algum centro de treinamento da sua escolha. Geralmente é em uma cabine e você fica sozinho com um computador. Você recebe uma pequena losa para fazer anotações. Você pode marcar as questões para revisar depois. O tempo da prova é de 160 minutos e 70 questões. A prova não está disponível em Português.
      Recomendo que faça o cadastro na Oracle Academy para se manter informado sobre promoções como a retake. https://academy.oracle.com/pt-br/resources-oracle-certifications.html

      Excluir
  4. Boa tarde Sandro. Estudo ADS, curso tecnólogo, estou no segundo semestre e quero começar a tirar os certificados em JAVA para entrar no mercado e também para eu aprender e não ficar dependente da faculdade. Pesquisando aqui e ali, vi que preciso passar por etapas, como me certificar primeiro no Associate para depois ir pro Profissional e assim por diante. Porém eu tenho muitas dúvidas, como qual certificação fazer primeiro ? Se eu faço a da versao 7 do java e depois vou pra versão 8 e consequentemente para versão mais recente que é o 11 ? Ou se eu já tento tirar a certificação da versão 8 ( 1Z0-811 ) ? Lembrando que meu conhecimento é muito básico, nunca aprendi JAVA. Aprendi um pouco de PHP,CSS,HTML. Qual conselho você daria para uma pessoa que está iniciando agora e que quer tirar um Certificado Java Associate, que no caso seria eu, qual versão começar para tirar a certificação ?
    Obrigado e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enrico, obrigado por visitar o blog. Eu não partiria direto para a certificação caso não tivesse nenhum contato com a linguagem. Faria alguns cursos basicos antes para ver se é isso mesmo que você quer seguir. Só depois de um tempo programando na linguagem eu partiria para tirar as certificações. Atualmente o que vale mesmo são os projetos que vc fez e publicou no github por exemplo. Estamos para iniciar um projeto de mentoria em Java. Se estiver afim de conhecer mais, me envia um email. sandrogiacom@gmail.com
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Certificação Java 11 - O que mudou

Certificação Java 11 - O que mudou A Oracle liberou recentemente uma atualização das suas certificações Java para atender a nova versão Java 11  LTS (Long Term Support) . Mas o que muda em relação a certificação Java 8? Preciso me atualizar? Por onde começo?  Neste post, vamos responder estas e outras questões sobre essa nova série de certificações. Caso você não tenha acompanhado a série sobre certificação, recomendo a leitura dos posts anteriores: https://www.guiadojava.com.br/2018/06/guia-da-certificacao-java-se-8.html Também temos um bate papo com os maiores especialistas de Java do mercado. Assista o replay aqui: https://events.genndi.com/replay/169105139238448348/23a5b3a7b0/0/83729443273C Nomenclatura e requisitos A partir de agora, você não receberá o certificado se fizer apenas a primeira prova, como era no Java 8 (1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I). Você terá que fazer duas provas para obter o certificado " Oracle Certified Professional: Java SE 11 Dev

JDK 18: Os novos recursos do Java 18

JDK 18: Os novos recursos do Java 18 Com o lançamento em março, o Java 18 incuba uma API vetorial , disponibiliza o “pattern matching for switch statements” como preview feature, adota UTF-8 como o conjunto de caracteres padrão e inclui um servidor web simples. O Java Development Kit (JDK) 18 está programado para ser lançado em 22 de março de 2022. A nova versão do Java padrão terá nove novos recursos, com o conjunto de recursos congelado em 9 de dezembro. O JDK 18 passou para um estágio de release candidate, após duas fases de rampdown realizadas entre dezembro e fevereiro. Um segundo release candidate está previsto para 24 de fevereiro. As atualizações do Java padrão são lançadas a cada seis meses, com a versão mais recente, JDK 17 , chegando em setembro de 2021. A página OpenJDK lista os seguintes recursos como direcionados oficialmente ao JDK 18: uma interface de provedor de serviços, um servidor web simples, uma terceira incubação da API vetorial, trechos de código, uma

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo