Pular para o conteúdo principal

Java 11 e OpenJDK

Java 11 já é realidade. Veja o que muda com o novo formato de licenciamento da Oracle e o processo de release a cada 6 meses.

Em 2018, escrevi um post referente a este assunto, comparando o Oracle JDK e o OpenJDK. Se você ainda não sabe as diferenças entre eles, acesse o este link.

Novo modelo de licenciamento

Como já divulgado amplamente em sites sobre o assunto, a partir de Janeiro de 2019, a Oracle não irá mais liberar updates do Java8 de forma gratuita. Faremos uma série de posts para ajudar você a escrever aplicações no Java 11 utilizando o OpenJDK e principalmente para quem está vindo das versões anteriores a ao Java 9.


Deixo alguns links abaixo para saber mais. Nos próximos posts vamos iniciar com a configuração do ambiente de desenvolvimento. Até a próxima!

https://cio.com.br/java-se-8-deixara-de-receber-atualizacoes-em-janeiro-de-2019/

https://www.techenet.com/2018/09/java-se-11-oracle-acelera-produtividade-com-nova-versao/

https://computerworld.com.br/2018/06/22/oracle-agora-exige-assinatura-para-uso-do-java-se/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.
IntroduçãoNeste guia dividido em 7 partes, você irá saber o que é cobrado na prova denominada “OCA Oracle Certified Associate Java SE 8 Programmer I. Exam 1Z0-808”, assim como os passos para se registrar no exame e fazer a prova. Algumas dicas para ser mais ágil no momento da prova.
Primeiro detalhe importante é que a prova não tem opção em português (existe uma opção em Espanhol). Então é bom se acostumar com a leitura em inglês para poder interpretar as questões. O site para marcar a prova também é todo em Inglês.
A prova tem 70 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 150 minutos. O candidato deve obter no mínimo 65% de acerto para receber a certificação.
Vou procurar dar algumas orientações para quem irá fazer a primeira certificação, assim como os que tem certificação em outras versões do Java e querem se atua…

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.

Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link

Parte 1 – Conhecendo a certificação
Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português.
Site da Oracle
O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle.
Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I
https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808

Neste link você encontrará as informações detalhadas do exame, tais co…

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 5: Métodos e encapsulamento

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link Parte 5 – Métodos e encapsulamento Neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais na orientação a objetos e ver como funcionam os métodos, seus modificadores, sobrecarga e um pouco de lambdas. Objetivos do exameCriando métodos que retornam valoresSobrecarga de métodosMétodos estáticosModificadores de acessoEncapsulamentoPassagem de valor e passagem de parâmetroEscrevendo expressões lambda simplesCriando métodos Um método pode conter até sete elementos, sendo que alguns obrigatórios e outros opcionais. No exemplo abaixo o método conhecido de todo programador Java:
public static void main(String[] args) {    System.out.println("hello!!"); }
O método acima contém seis elementos, onde o sétimo seria uma lista de exceções.
public static void main(String[] args) t…