Pular para o conteúdo principal

Certificação Java 11 - O que mudou



Certificação Java 11 - O que mudou
Resultado de imagem para oracle java certification 11
A Oracle liberou recentemente uma atualização das suas certificações Java para atender a nova versão Java 11 LTS (Long Term Support). Mas o que muda em relação a certificação Java 8? Preciso me atualizar? Por onde começo? Neste post, vamos responder estas e outras questões sobre essa nova série de certificações.Caso você não tenha acompanhado a série sobre certificação, recomendo a leitura dos posts anteriores:
https://www.guiadojava.com.br/2018/06/guia-da-certificacao-java-se-8.html

Também temos um bate papo com os maiores especialistas de Java do mercado. Assista o replay aqui:
https://events.genndi.com/replay/169105139238448348/23a5b3a7b0/0/83729443273C

Nomenclatura e requisitos

A partir de agora, você não receberá o certificado se fizer apenas a primeira prova, como era no Java 8 (1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I). Você terá que fazer duas provas para obter o certificado "Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer"

Comparando os nomes das certificações:

Antes:

Agora:

Então, se você quiser fazer apenas uma prova para obter o certificado, terá que fazer da versão 8.

Porque duas provas?


Como vimos acima, agora é necessário passar nas duas provas (1Z0-815 e 1Z0-816) para obter a certificação Java SE 11 Programmer. Segundo a Oracle, os desenvolvedores estavam fazendo a certificação OCA e não continuavam na trilha para obter a certificação OCP.  

Porque somente OCA não é suficiente?


Porque a prova 2 cobre tópicos mais avançados e mais profundos que a prova 1. Segundo a Oracle, somente assim você poderá comprovar que é realmente um desenvolvedor Java completo. Além de ter que desembolsar um pouco mais de mil reais.

Não tenho certificação, por onde começo?

Como toda boa resposta no mundo de TI, você ganha um "depende" e algumas outras perguntas a fim de descobrir qual o seu objetivo, experiência, empresa em que trabalha, projeto, quanto pretende investir, etc.

Não tenho experiência

Caso seja esta sua resposta e você está tentando a certificação para entrar no mercado, na minha opinião, não seria o caminho mais adequado. Existem outras formas de você provar o seu conhecimento quando não tem experiência profissional. Algumas formas seriam: participar de projetos open-source, estar ligado no que está acontecendo na comunidade Java. Participar de eventos, entre outras coisas que podem pesar mais do que a certificação. A certificação vai provar que você conhece sobre aqueles tópicos cobrados no exame, mas não diz que você é capaz de resolver problemas, interagir com outros desenvolvedores, fazer entregas rápidas e com qualidade.

Se mesmo assim, achar que a certificação será um diferencial para entrar no mercado, comece pela certificação de Associado do Java 8, pois requer apenas uma prova para obter o canudo.

Já tenho experiência

Se você já está no mercado e tem uma boa experiência com a linguagem, seria um diferencial ter a certificação com esta atualização para Java 11. Você estará estudando para a versão nova, se atualizando e tirando os benefícios dela.
Se você já possui alguma certificação Associate de Java SE 6, 7 ou 8, poderá fazer a certificação de Programmer ll diretamente. O pré requisito para esta certificação é a Programmer l ou a Java SE Associate.
Caso não tenha nenhuma destas certificações, deverá iniciar pela  Programmer l.

Já tenho certificação Java SE 8 ou anterior

A Oracle disponibilizou um guia para que você possa verificar em que ponto está, quais requisitos e quais certificações do Java SE 11 poderá fazer.


https://www.oracle.com/a/ocom/docs/dc/ww-java-cert-guide-java-se11.pdf

Quem possui a certificação Professional (OCP), pode optar por fazer um Upgrade através do exame 1Z0-817.
Se você possui a certificação Associate (OCA) do Java 6, 7 ou 8, poderá fazer a Programming ll diretamente e obter o certificado com apenas uma prova.

O que mudou em relação a versão 8?

Com a recente adoção da versão 11 e a modularização que vem desde o Java 9, novos recursos foram adicionados a linguagem e também as APIs.

Mudança de escopo

Segundo o site enthuware que fornece várias mocks para os mais diversos exames, a primeira parte ficou um pouco mais difícil. Você vai precisar conhecer mais sobre genéricos, hierarquia de coleções e clonagem de arrays. Porém, foram removidas as perguntas referentes a API de data e hora.

Var e módulos passam a fazer parte do exame. Você precisará conhecer ambos completamente. Saber como codificar o module-info.java e sobre várias opções de linha de comando, como --module-path --show-module-resolution, e -m.

Referências

https://blogs.oracle.com/certification/its-here-new-oracle-certified-professional2c-java-se-11-developer-certification

https://enthuware.com/resources/oracle-java-programmer-certification-resources/ocp-java-11-1z0-815-exam-experience-feedback


Caso tenha alguma dúvida ou problema, deixe nos comentários. Bons estudos e até a próxima!



Comentários

  1. Ótimo artigo!
    Então pelo que entendi, "compensa" mais fazer a OCA da versão 8, e após isso fazer upgrade diretamente para a Programmer II do Java 11? Pois aí eu teria pelo menos a certificação OCA 8 garantida (se passar, logicamente) e ficaria mais fácil o caminho para a versão 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Você garante a certificação com uma prova se fizer a 8. E já terá o pré-requisito para a 11.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esta desatualizado quantos as certificações, apenas fiz a OCJP 6 seria possivel fazer o upgrade direto pra a 11?

    Upgrade OCP Java 6, 7 & 8 to Java SE 11 Developer | 1Z0-817

    Ou fazer as duas programmer da 11, 1Z0-816 e 1Z0-815???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sammers. Sim, você poderá fazer apenas o upgrade. As duas provas será apenas para quem ainda não tem certificação ou é muito antiga.

      Excluir
  4. Tenho OCA 8 posso fazer OCP11? ou tenho que fazer OCP 8 e depois atualizar para 11?

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho nenhuma certificação. Posso fazer a OCA 8 e depois fazer a Java 11 Programmer II?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a OCA 7, eh recomendado pular para OCP 11 ? Não seria melhor fazer a OCA 11 primeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na versão 11, não existe mais OCA e OCP. Agora é Java SE 11 Programmer I e II. Se for para a 11, deverá fazer as duas provas. https://education.oracle.com/pt_BR/oracle-certified-professional-java-se-11-developer/trackp_815

      Excluir
  7. Artigo muito bom!
    Eu tenho a OCA 8, queria saber se posso fazer para java SE 11 Programmer II direto sem precisar da atualização para 11 ou tenho que fazer essa atualização para depois poder fazer?
    No site da oracle fala que os requisitos para java SE 11 Programmer II é Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer ou Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer (Upgrade from OCA Java 7 & 8)
    https://education.oracle.com/pt_BR/java-se-11-programmer-ii/pexam_1Z0-816

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você possui a certificação Associate (OCA) do Java 6, 7 ou 8, poderá fazer a Programming ll diretamente e obter o certificado com apenas uma prova. Que no caso é a Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer (Upgrade from OCA Java 7 & 8)

      Excluir
  8. olá
    https://education.oracle.com/java-se-11-developer/pexam_1Z0-819
    Essa é a nova certificação para o Java 11 certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles devem ter mudado. Antes eram duas provas. Obrigado pela informação

      Excluir
  9. Bom dia.
    Obrigado pelo rico conteúdo.

    Vou fazer uma pergunta repetida, porem como faz mais de um ano... talvez mudou um pouco as cosas:

    Eu não tenho nenhuma certificação. Posso fazer a OCA 8 e depois fazer a Java 11 Programmer II?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acredito a prova do Java 8 estará indisponível em breve. Da uma olhada neste video do RinaldoDev que ele explica legal: https://www.youtube.com/watch?v=cep1WGLytbU

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JDK 18: Os novos recursos do Java 18

JDK 18: Os novos recursos do Java 18 Com o lançamento em março, o Java 18 incuba uma API vetorial , disponibiliza o “pattern matching for switch statements” como preview feature, adota UTF-8 como o conjunto de caracteres padrão e inclui um servidor web simples. O Java Development Kit (JDK) 18 está programado para ser lançado em 22 de março de 2022. A nova versão do Java padrão terá nove novos recursos, com o conjunto de recursos congelado em 9 de dezembro. O JDK 18 passou para um estágio de release candidate, após duas fases de rampdown realizadas entre dezembro e fevereiro. Um segundo release candidate está previsto para 24 de fevereiro. As atualizações do Java padrão são lançadas a cada seis meses, com a versão mais recente, JDK 17 , chegando em setembro de 2021. A página OpenJDK lista os seguintes recursos como direcionados oficialmente ao JDK 18: uma interface de provedor de serviços, um servidor web simples, uma terceira incubação da API vetorial, trechos de código, uma

Java Records

  Java Records Imutável, Simples e limpa Esta funcionalidade da linguagem apareceu pela primeira vez na versão 14 como experimental e assim continuou até a versão 15 . Agora liberada de forma definitiva no Java 16 . O objetivo é ser possível ter classes que atuam como portadores transparentes de dados imutáveis. Os registros podem ser considerados tuplas nominais. Ou seja, após criado, um record não pode mais ser alterado. Records oferece uma uma sintaxe compacta para declarar classes que são portadores transparentes para dados imutáveis superficiais visando reduzir significamente o detalhamento dessas classes e irá melhorar a capacidade de leitura e manutenção do código. Vamos seguir um exemplo de uma classe chamada Pessoa . O primeiro exemplo vamos utilizar o modo tradicional. public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa (String nome, int idade) { super (); this .nome = nome; this .idade = idade; } public String getNo