Pular para o conteúdo principal

Java 13 está aqui!


Resultado de imagem para java duke
17/09/2019 é o dia do lançamento da versão final do Java 13. Neste post vamos descrever as principais novidades desta versão.

Versionamento

Com o lançamento do Java 9 em 2017, o cronograma de lançamento do Java mudou, de um lançamento principal a cada 3 anos ou mais para um lançamento a cada seis meses. Um dos principais motivos dessa alteração foi oferecer aos desenvolvedores acesso mais rápido as melhorias contínuas. Os lançamentos ocorrem em Março e Setembro de cada ano.
Ao obter acesso a novas versões em uma medida mais granular e mais rápida, os desenvolvedores podem gerenciar muito mais facilmente o ritmo da inovação, conforme comprovado pelo Java 10, oferecendo 12 novos recursos, Java 11, oferecendo 17 novos recursos, e Java 12, oferecendo 8 novos recursos.

Novos recursos do Java 13

Cinco novos recursos JEP (Java Enhacement Proposal) são entregues com o Java 13, incluindo dois recursos prévios (preview*):


Versões LTS

As versões LTS (Long Term Support) são mantidas além dos seis meses, diferente das versões normais que deixam de receber correções quando a versão superior é lançada. A versão mais atual neste formato é do Java 11, que terá seu suporte estendido até Setembro de 2022. Este tipo de suporte iniciou no Java 8 que será mantido até 2023. A partir deste novo modelo de versionamento, a Oracle passou a cobrar pelo uso comercial ou suporte estendido. Uma ótima opção para quem não precisa de suporte pago, é o projeto AdoptOpenJDK.

Para mais detalhes sobre o suporte de versões, consulte o roadmap do projeto em: https://adoptopenjdk.net/support.html#roadmap

Conclusão

Java continua sendo a linguagem de programação número 1. E como a entrega pontual de melhorias com o Java 13 demonstra, por meio de um planejamento cuidadoso contínuo e envolvimento do ecossistema, a plataforma Java está bem posicionada para o desenvolvimento e crescimento modernos na nuvem.


Siga no twitter para ficar informado dos novos posts:



Referências:

https://blogs.oracle.com/java-platform-group/the-arrival-of-java-13
https://openjdk.java.net/projects/jdk/13/
https://www.technolush.com/blog/whats-new-in-java-13

preview*: Pode ser removido ou alterado nas próximas versões.

Comentários

  1. Opa, tens rss no teu site para usar no agregador de notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, estou aprimorando o blog. Tem um botão no cabeçalho para inscrição e também o feed http://feeds.feedburner.com/com/xAdb
      Obrigado pelo feedback

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l - Parte 1: Conhecendo a certificação

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.

Para ver o índice da série e as datas das publicações, acesse este link

Parte 1 – Conhecendo a certificação
Nesta primeira parte, vamos navegar pelo site da Oracle Education e da Pearson VUE para conhecer como funciona a certificação e se ambientar. Ambos os site estão em Inglês e como já dito no índice da série, a prova não tem opção em português.
Site da Oracle
O site da Oracle não é um dos melhores em usabilidade. Então se procurar por certificação Java no Google, irá encontrar diversos cursos, livros e blogs falando a respeito da certificação menos o site da Oracle.
Pois bem, abaixo o link direto para informações do exame 1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I
https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-808

Neste link você encontrará as informações detalhadas do exame, tais co…

Guia da certificação Java SE 8 Programmer l

Seja bem-vindo a série de postagens sobre a certificação Java. Como funciona, o que fazer para comprar, marcar o dia da prova e o principal, o que estudar.
IntroduçãoNeste guia dividido em 7 partes, você irá saber o que é cobrado na prova denominada “OCA Oracle Certified Associate Java SE 8 Programmer I. Exam 1Z0-808”, assim como os passos para se registrar no exame e fazer a prova. Algumas dicas para ser mais ágil no momento da prova.
Primeiro detalhe importante é que a prova não tem opção em português (existe uma opção em Espanhol). Então é bom se acostumar com a leitura em inglês para poder interpretar as questões. O site para marcar a prova também é todo em Inglês.
A prova tem 70 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 150 minutos. O candidato deve obter no mínimo 65% de acerto para receber a certificação.
Vou procurar dar algumas orientações para quem irá fazer a primeira certificação, assim como os que tem certificação em outras versões do Java e querem se atua…

Certificação Java 11 - O que mudou

Certificação Java 11 - O que mudou
A Oracle liberou recentemente uma atualização das suas certificações Java para atender a nova versão Java 11 LTS (Long Term Support). Mas o que muda em relação a certificação Java 8? Preciso me atualizar? Por onde começo? Neste post, vamos responder estas e outras questões sobre essa nova série de certificações.Caso você não tenha acompanhado a série sobre certificação, recomendo a leitura dos posts anteriores: https://www.guiadojava.com.br/2018/06/guia-da-certificacao-java-se-8.html

Também temos um bate papo com os maiores especialistas de Java do mercado. Assista o replay aqui:
https://events.genndi.com/replay/169105139238448348/23a5b3a7b0/0/83729443273C
Nomenclatura e requisitosA partir de agora, você não receberá o certificado se fizer apenas a primeira prova, como era no Java 8(1Z0-808 - Java SE 8 Programmer I). Você terá que fazer duas provas para obter o certificado "Oracle Certified Professional: Java SE 11 Developer"
Comparando os nome…